Os números revelados pelo grupo de transparência da Airwars são 50 vezes maiores do que aqueles admitidos pelos autores dos ataques. De acordo com a organização, foram reportados pelo menos 352 incidentes desse tipo envolvendo a coalizão, os quais teriam resultado em até 2.961 baixas entre não combatentes. No entanto, os monitores só conseguiram confirmar metade desses relatos.
"Com base em relatos públicos dignos de crédito e em ataques da coalizão confirmados nas proximidades, pelo menos 166 desses incidentes estão sendo atualmente avaliados como tendo provavelmente levado a mortes de civis, com uma faixa relatada de 1.004 a 1.419 mortos", afirmou a agência em relatório divulgado no seu site oficial.
More than 1,000 civilians estimated killed in 18-month Coalition air war says @airwars_ https://t.co/YBiENGMWge pic.twitter.com/GeTSEpmNIo
— Drone Wars (@Drone_Wars_UK) 9 março 2016
O Pentágono só admitiu a responsabilidade por 21 baixas civis em ataques realizados pela coalizão contra posições do Daesh de setembro de 2014 até o momento.