Coalizão dos EUA matou mais de mil civis em ataques na Síria e no Iraque

© REUTERS / StringerFumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Daesh em Kirkuk
Fumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Daesh em Kirkuk - Sputnik Brasil
Nos siga no
Mais de mil civis foram mortos nos últimos 18 meses pela coalizão militar liderada pelos Estados Unidos na Síria e no Iraque contra o Daesh, segundo informou nesta quarta-feira uma agência de monitoramento de bombardeios na região.

Fuzileiros navais norte-americanos em al-Qaim, perto da fronteira síria, oeste do Iraque - Sputnik Brasil
Comando Central dos EUA confirma morte de civis em ataques na Síria
Os números revelados pelo grupo de transparência da Airwars são 50 vezes maiores do que aqueles admitidos pelos autores dos ataques. De acordo com a organização, foram reportados pelo menos 352 incidentes desse tipo envolvendo a coalizão, os quais teriam resultado em até 2.961 baixas entre não combatentes. No entanto, os monitores só conseguiram confirmar metade desses relatos.

"Com base em relatos públicos dignos de crédito e em ataques da coalizão confirmados nas proximidades, pelo menos 166 desses incidentes estão sendo atualmente avaliados como tendo provavelmente levado a mortes de civis, com uma faixa relatada de 1.004 a 1.419 mortos", afirmou a agência em relatório divulgado no seu site oficial. 

O Pentágono só admitiu a responsabilidade por 21 baixas civis em ataques realizados pela coalizão contra posições do Daesh de setembro de 2014 até o momento.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала