“Pensamos que a tecnologia de reduzir armas nucleares do Norte atingiu um nível significativo…Entretanto, a Coreia do Sul e os EUA não têm quaisquer dados de inteligência confirmando que o Norte conseguiu colocar com sucesso ogivas nucleares em mísseis balísticos. Não há quaisquer sinais disso“, informou a Yonhap, citando um oficial do Ministério da Defesa sul-coreano, que permaneceu anônimo.
O Ministério analisou as fotos de uma suposta miniatura de ogiva publicada no jornal norte-coreana Rodong Sinmun na terça-feira (8) e percebeu que Pyongyang ainda não possui a tecnologia para criar uma miniatura funcional.
Além disso, o presidente do Conselho de Comandantes das Forças Armadas da Coreia do Sul, Lee Sun-jin, afirmou que o país deve estar plenamente preparado para possíveis ataques de surpresa da parte norte-coreana.
“Precisamos nos manter alerta em relação às provocações do inimigo”, afirmou o militar sul-coreano durante a sua visita ao local onde se realizam os exercícios de grande escala entre a Coreia do Sul e os EUA.
A Rússia, por sua vez, declarou que as ações militares de Washington e Seul na península coreana são de uma proporção sem precedentes, e criticou a pressão desproporcionada exercida sobre Pyongyang.
Os EUA intensificaram os esforços de implantação de armamento estratégico na Coreia do Sul em resposta às violações das resoluções da ONU por parte da Coreia do Norte, que recentemente realizou um teste nuclear e o lançamento de mísseis balísticos de longo alcance.