“Os parceiros búlgaros estão se manifestando de forma ativa a favor de recomeçar as negociações sobre o South Stream. Pelo menos, o nosso ministério recebeu tais informações”, disse Sentyurin.
No fim de 2014 Moscou anunciou o cancelamento do South Stream, que devia fornecer gás da Rússia para a Itália e Áustria através do Mar Negro e Bulgária, Sérvia, Hungria e Eslovênia.
Vladimir Putin declarou que a Rússia não podia continuar a realizar o projeto, inclusive por causa da posição não construtiva da União Europeia. A razão principal desta decisão foram as divergências entre a Rússia e a União Europeia em relação ao pacote energético europeu que proíbe que empresas sejam proprietárias de linhas do gasoduto e vendam gás ao mesmo tempo. O chefe do gigante energético russo Gazprom, Aleksei Miller, confirmou na altura que o “projeto foi fechado”.
Mais cedo, o presidente sérvio, Tomislav Nikolic, também expressou a esperança de que o projeto de South Stream seja realizado apesar de problemas existentes.
No início do mês passado, o representante especial da Rússia na União Europeia, Vladimir Chizhov, disse que é possível que o projeto do gasoduto seja reiniciado.