Suposto espião russo muda versão e se declara culpado nos EUA

© flickr.com / Brian KlugEspionagem
Espionagem - Sputnik Brasil
Nos siga no
O cidadão russo Evgeny Buryakov, que foi indiciado nos Estados Unidos em fevereiro sob acusação de recolher informações para o serviço de inteligência da Rússia, se declarou culpado de conspiração criminal nesta sexta-feira, segundo disse à Sputnik a porta-voz do Gabinete da Procuradoria dos EUA no Distrito Sul de Nova York, Dawn Dearden.

Arquivo. Encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, em novembro de 2014 - Sputnik Brasil
Americana é detida na China sob suspeita de espionagem
"Buryakov se declarou culpado nesta manhã", disse Dearden. "Ele admitiu culpa em conspiração ao agir como agente não registrado". 

Em janeiro de 2015, as autoridades norte-americanas prenderam Buryakov em Nova York por supostamente recolher informações confidenciais e recrutar agentes para trabalhar para a inteligência russa no exterior. Em 11 de fevereiro, ele se declarou inocente das acusações, e um julgamento foi marcado para o dia 4 de abril. 

Outros dois russos, Igor Sporyshev e Victor Podobny, também foram indiciados no caso, mas não foram detidos porque já não vivem mais nos Estados Unidos. 

Logo após o incidente, o diplomata russo Aleksandr Lukashevich acusou os EUA de deter cidadãos russos sem evidências, afirmando que a campanha de Washington contra Moscou teria como consequência a deterioração das relações bilaterais. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала