“Como é tradição, os combatentes da divisão Dzerzhinsky desfilam na Parada da Vitória <…> Em 7 de novembro de 1941, eles partiram da parada diretamente para a frente para proteger a capital. Foram eles que, em maio de 1945, jogaram as bandeiras do inimigo derrotado ao Mausoléu [de Lenin na Praça Vermelha]. Os 120 passos que darão na Parada os militares de hoje, eles os reterão na memória por toda a sua vida e os lembrarão com orgulho“, disse o comandante das tropas internas do Ministério dos Assuntos Internos da Rússia, Viktor Zolotov.
“…Passarão pela Praça Vermelha por 2 minutos carregando a bandeira das tropas internas, a bandeira militar da divisão e a bandeira do Ministério dos Assuntos Internos”, disse.
A história da divisão começou em 1924. Os soldados da divisão combateram na região de Moscou em 1941-1945 e patrulharam 9 bairros de Moscou. Em 1944 conduziram 57 milhares de alemães cativos que apoiaram Hitler pelas ruas de Moscou. Em 1945 serviram como guardas de segurança em conferências de Yalta e Potsdam. Durante a Grande Guerra Patriótica 12 militares da divisão foram reconhecidos como Heróis da União Soviética.