Dave Majumdar, editor de defesa da revista alegou um funcionário de alto escalão da indústria de defesa.
Majumdar escreve que apesar de “Moscou cortar o seu orçamento de defesa, devido à baixa dos rendimentos do petróleo”, o projeto do tanque de combate Armata não será abandonado.
“Você não pode parar quando está no meio do caminho. Tudo o que foi iniciado será terminado e o dinheiro será alocado para isto”, disse Chemezov citado pelo The National Interest e acrescentou que “[o T-14] já está na produção em série”.
Dave Majumdar também lembrou que o T-14 é “uma fonte de grande preocupação dos exércitos ocidentais”, inclusive das Forças Armadas da Alemanha:
“Como uma resposta direta ao desenvolvimento do T-14, a Alemanha fez recentemente um esforço para equipar o [tanque] Leopard 2 com um novo canhão de 130mm e desenvolve planos de lançar um novo tanque de combate chamado Main Ground Combat System (MGCS) [Sistema Principal Terrestre de Combate]”.
Rt @UralVagon
— Tom Antonov (@Tom_Antonov) 28 февраля 2016 г.
The Armata MBT is about 8 to 10 years ahead of the future Franco-German #tank#Russia #France #Germany pic.twitter.com/nvLlP18Faq
Os tanques T-14 Armata foram apresentados ao grande público pela primeira vez durante a parada militar do Dia da Vitória, na Praça Vermelha, em Moscou, em 9 de maio de 2015, tendo sido elogiado por especialistas russos e internacionais.
Os tanques Armata também foram mostrados para delegações estrangeiras na exposição internacional de armas Russian Arms Expo — 2015 (RAE-2015), na região de Nizhny Tagil, no início de setembro.
O tanque é operado por uma tripulação de três homens, ficando esta dentro de uma cápsula blindada na parte frontal do veículo, o que a mantém os tripulantes isolados das munições e do combustível e aumenta a sua chance de sobrevivência se o tanque for atingido. Segundo alguns especialistas em questões de segurança, a automatização da torre, que não tem tripulantes, poderá abrir caminho para a criação de um tanque sem tripulação, automatizado, com o controle inteiramente a distância. O armamento principal do tanque inclui uma metralhadora de controle remoto de 7,62 milímetros e um canhão de 125 mm.