As autoridades sérvias estão investigando o incidente, segundo disse uma fonte no gabinete da procuradoria local à agência Reuters nesta segunda-feira (14). A companhia aérea também disse que está colaborando com a investigação.
A carga estava acompanhada pela devida documentação e teria passado despercebida se os cães não tivessem farejado os explosivos, segundo informou a mídia local.
"Os especialistas estão determinando se os mísseis foram equipados com ogivas reais ou de treinamento (…). Eles foram embalados em caixas de transporte adequadas e fornecidos com a papelada que também está sendo examinada", disse uma fonte próxima à investigação à Reuters.
Os Hellfire chegaram ao Aeroporto Internacional de Belgrado no sábado (12), vindos de Beirute, e tinham como destino final a cidade de Portland, no estado norte-americano de Oregon.
Ontem (13) à tarde, o escritório do FBI em Portland permanecia sem informações sobre o ocorrido.
"Não temos qualquer informação sobre isso ainda", disse a porta-voz do FBI Jennifer Adams, citada pela AP.
Os mísseis AGM-114 Hellfire são produzidos nos EUA pela Boeing, pela Lockheed Martin e pela Northrup Grumman. Com 1,6 metro de comprimento, o projétil – ao custo de 110 mil dólares por unidade – pode ser armado com vários tipos diferentes de ogivas.