Mísseis Hellfire são apreendidos em voo de passageiros com destino aos EUA

© Foto / Força Aérea dos EUA / Lance CheungMíssil ar-terra norte-americano Hellfire
Míssil ar-terra norte-americano Hellfire - Sputnik Brasil
Nos siga no
O serviço de segurança do aeroporto de Belgrado descobriu dois mísseis Hellfire em um voo de passageiros da Air Serbia que ia do Líbano para os EUA. As munições, embaladas em caixas de madeira, foram encontrados por cães farejadores.

As autoridades sérvias estão investigando o incidente, segundo disse uma fonte no gabinete da procuradoria local à agência Reuters nesta segunda-feira (14). A companhia aérea também disse que está colaborando com a investigação.

A carga estava acompanhada pela devida documentação e teria passado despercebida se os cães não tivessem farejado os explosivos, segundo informou a mídia local.

"Os especialistas estão determinando se os mísseis foram equipados com ogivas reais ou de treinamento (…). Eles foram embalados em caixas de transporte adequadas e fornecidos com a papelada que também está sendo examinada", disse uma fonte próxima à investigação à Reuters. 

A small inflatable dinghy with a suspected smuggler on board is stopped by a Greek coastguard patrol boat, carrying migrants rescued at sea, as a helicopter from the European border control agency Frontex flies overhead, off Greece’s eastern Aegean Sea island of Lesbos on Thursday, Sept. 24, 2015 - Sputnik Brasil
Grécia detém navio turco com armas destinadas ao Líbano
De acordo com a mesma fonte, as autoridades do Líbano e dos EUA estavam cientes dos mísseis encontrados e asseguraram que a carga não representava uma ameaça pública.

Os Hellfire chegaram ao Aeroporto Internacional de Belgrado no sábado (12), vindos de Beirute, e tinham como destino final a cidade de Portland, no estado norte-americano de Oregon.

Ontem (13) à tarde, o escritório do FBI em Portland permanecia sem informações sobre o ocorrido.

"Não temos qualquer informação sobre isso ainda", disse a porta-voz do FBI Jennifer Adams, citada pela AP.

Secretário do Estado dos EUA John Kerry com chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif durante negociações sobre o programa nuclear iraniano - Sputnik Brasil
Kerry reclama de testes com mísseis balísticos do Irã em conversa com Zarif
No mês passado, autoridades norte-americanas recuperaram um míssil ar-terra Hellfire inativo que havia sido erroneamente entregue a Cuba em 2014. O projétil tinha sido enviado para a Europa para um exercício de treinamento, mas de alguma forma acabou parando na ilha, segundo informou o Wall Street Journal em janeiro.

Os mísseis AGM-114 Hellfire são produzidos nos EUA pela Boeing, pela Lockheed Martin e pela Northrup Grumman. Com 1,6 metro de comprimento, o projétil – ao custo de 110 mil dólares por unidade – pode ser armado com vários tipos diferentes de ogivas. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала