“No início de março, o adido militar Scott e o assessor do adido militar da embaixada britânica na Rússia, Coatalen-Hodgson, visitaram sem a necessária autorização a região de Mozdok, na República de Ossétia do Norte – Alânia, que está incluída na lista de territórios com acesso limitado para cidadãos estrangeiros. Durante a sua visita foi registrada uma observação clandestina do território do aeródromo militar de Mozdok com o uso de equipamento especial de foto e vídeo”, disse a fonte.
Além disso, o cidadão norte-americano Paul Brian Filmer foi detido perto do aeródromo de Chkalovsky, onde tentou tirar fotos de aviões militares, afirmou a fonte.
“Em meados de março do ano em curso, perto do aeródromo militar de Chkalovsky, na região de Moscou, foi detido o cidadão dos EUA Paul Brian Filmer, que estava na posse de um rádio- scanner sintonizado na frequência do serviço terrestre de controlo de voos, tendo tirado fotos dos aviões militares e dos serviços especiais”, disse a fonte.
Segundo a fonte, o britânico Scott já havia sido detido uma vez em 2012 por penetração ilegal num território fechado para estrangeiros na Ossétia do Norte.