Coreia do Norte anuncia planos de novo teste nuclear e lançamento de míssil balístico

© REUTERS / KCNAO líder norte-coreano Kim Jong-un
O líder norte-coreano Kim Jong-un - Sputnik Brasil
Nos siga no
O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un anunciou planos de realizar um novo teste nuclear e o lançamento de um míssil balístico, informou a agencia sul-coreana Yonhap, com fonte nas mídias oficiais de Pyongyang.

“Para aumentar a confiabilidade do ataque nuclear, em breve, serão realizados testes com cargas nucleares e o lançamento de um míssil balístico capaz de transportar ogivas nucleares” – diz a publicação citando palavras de Kim Jong-un.

Horas depois, o ministério da Defesa da Coreia do Sul declarou que Pyongyang também está desenvolvendo planos para destruir importantes alvos em Seul e violar a fronteira dos dois países com uma série de incidentes militares isolados e o uso de drones.

Míssil balístico da Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Coreia do Norte garante ter reduzido ogivas nucleares para equipar mísseis balísticos
A situação na península coreana começou a piorar após a Coreia do Norte ter realizado, em 6 de janeiro, o seu quarto teste nuclear e, em 7 de fevereiro, o lançamento de um míssil balístico de longo alcance. Em resposta à estas ações os EUA apresentaram ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de novas sanções contra Pyongyang, que acabou sendo aprovado. Junto a isso, Washington intensificou os esforços de implantação de armamentos estratégicos na Coreia do Sul.

A aprovação das sanções e a crescente presença dos EUA na península, inclusive com o início de amplos exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul, provocaram efeitos negativos sobre a postura da Coreia do Norte, e acirraram ainda mais as tensões na região, resultando, inclusive, em ameaças de um ataque nuclear preventivo por parte de Pyongyang.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала