Washington: retirada russa da Síria surpreendeu a todos

© AP Photo / Gerald HerbertBarack Obama, presidente dos Estados Unidos (EUA)
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos (EUA) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um alto representante do Departamento de Estado dos EUA revelou nesta terça-feira (15) aos jornalistas que Washington desconhecia os planos de Moscou sobre a retirada de suas forças militares da Síria, tendo ficado surpresa com esta decisão.

“Não sabíamos com antecedência sobre a decisão de Putin” — disse o porta-voz norte-americano. Nas suas palavras, a decisão foi uma surpresa “para todos” e Washington ficou sabendo sobre a retirada através do noticiário.

Mais cedo, o porta-voz da Casa Branca, Josh Ernest confirmou que a Rússia não havia informado os EUA sobre seus planos. No entanto, segundo ele, o presidente russo Vladimir Putin discutiu o assunto com o presidente dos EUA Barack Obama logo após o anúncio da retirada, em chamada telefônica agendada com antecedência.

Bandeiras da Rússia e UE - Sputnik Brasil
‘Retirada russa da Síria pode levar ao fim das sanções europeias’
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que as tropas russas que participavam das ofensivas aéreas na Síria fossem retiradas a partir desta terça-feira (15). A operação militar russa no país começou em setembro do ano passado a pedido do presidente sírio, Bashar Assad, para ajudar na luta contra grupos terroristas como o Estado Islâmico (Daesh) e a Frenta al-Nusra. 

De acordo com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, a operação russa contribuiu para dificultar o fornecimento de armas e munições aos terroristas, interrompendo os principais canais de tráfico de petróleo e abatendo milhares de terroristas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала