“Eu discuti com o primeiro-ministro [Maris Kucinskis, da Letônia] a importância de reforçar as nossas capacidades militares, a nossa defesa, bem como continuar a cooperação política com a Rússia. Porque a Rússia será o nosso maior vizinho, continuará a ser o nosso maior vizinho. Por isso temos de continuar aspirar às relações mais construtivas de cooperação com a Rússia. Mas isso deve basear-se em regras e valores. E um dos valores mais importantes é o respeito às fronteiras dos vizinhos. Porque é uma condição preliminar das relações construtivas”, disse Stoltenberg numa entrevista coletiva conjunta com o premiê da Letônia.
“É por isso que a OTAN aumenta a presença militar e a prontidão de nossas forças para deslocar, se for necessário”, disse o Secretário-geral na OTAN.
Sublinhou também que tudo o que faz a OTAN é proporcional e corresponde às suas responsabilidades internacionais. Segundo Stoltenberg, a aliança não aspira a uma confrontação com a Rússia: “Não queremos uma nova guerra fria”.