De próprio punho, Obama escreveu uma carta a Ileana Yarza, de 76 anos, respondendo à correspondência enviada pela cubana, que manifestava o desejo de conhecê-lo.
A Casa Branca divulgou o conteúdo da carta, despachada na quarta-feira, 16, no primeiro voo inaugural com o retorno das correspondências entre os dois países.
Here's the first letter an American President has sent to Cuba via @USPS in 50 years → https://t.co/WEXDd2rTlS pic.twitter.com/4wWAyq9fey
— The White House (@WhiteHouse) 17 de março de 2016
A carta chegou antes da viagem que Obama fará a Cuba a partir deste domingo, 20, marcando a primeira visita de um presidente americano à ilha nos últimos 88 anos – o último foi o republicano Calvin Coolidge, em 1928.
Em correspondência enviada ao presidente, em fevereiro, Ileana Yarza disse acompanhar a carreira de Obama desde a primeira campanha à Presidência, e lamentou que ele não possa concorrer a um terceiro mandato.
“Querida Ileana. Espero que esta carta, que será enviada por correio no primeiro voo direto em 50 anos entre Estados Unidos e Cuba, perdure como recordação de um novo capítulo nas relações entre os dois países. Com sorte, terei tempo para apreciar uma xícara de café cubano”, escreveu Obama em resposta ao convite feito pela cubana.
Barack Obama vai se encontrar com o Presidente Raul Castro e diversas autoridades, marcando a normalização das relações entre os dois países após um longo processo de negociações diplomáticas que contou até com a intermediação do Papa Francisco. Na agenda oficial do presidente norte-americano não há confirmação de um encontro com o ex-Presidente Fidel Castro.
No dia 23, Obama viajará para a Argentina, onde se encontrará com o Presidente Mauricio Macri.
.@USPS has now restored direct mail to Cuba—and @POTUS's letter was on the first flight: https://t.co/WEXDd2JuKs pic.twitter.com/G8e7RzPgp5
— The White House (@WhiteHouse) 17 de março de 2016