Durante um ato público, Morales pediu ao presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, que também preside a Unasul, que convoque um encontro dos líderes do bloco regional para defender a democracia.
“Deveríamos realizar uma reunião de emergência da Unasul para defender a democracia no Brasil, para defender Dilma, para defender a paz no Brasil, para defender o companheiro Lula e todos trabalhadores”, disse, em discurso exibido pela TV Telesur.
Pdte. #EvoMorales: Deberiamos hacer una reunion de emergencia en #UNASUR para defender la democracia y la paz en #Brasil #ElAlto
— Min. de Comunicacion (@mincombolivia) March 19, 2016
Morales destacou que as oligarquias vêm tentando derrubar governos progressistas para se apoderarem dos recursos naturais desses países.
“Agora há outra classe de golpe nas revoluções democráticas. O que fazem é buscar um golpe congressista ou judiciário. É o que está acontecendo no Brasil. Depois de sete anos fora da presidência, querem processar, condenar e desabilitar o companheiro Lula para que não se lance como candidato”, completou Morales.