Ainda segundo Kuralenko, militantes em Homs bombardearam forças do governo duas vezes neste sábado. Um soldado foi morto.
“Na província de Homs, combatentes dos grupos armados Liwa al-Haqq e Ahrar ash-Sham dispararam duas vezes contra bloqueios das forças governamentais em estradas, matando um soldado sírio.”
Kuralenko declarou, entretanto, que regime de cessar-fogo vem sendo geralmente respeitado na Síria. Ele afirmou que não houve violações envolvendo armas pesadas nas últimas 24 horas. O comandante disse ainda que grupos armados bombardeiam áreas populadas, mas o exército sírio não retorna fogo.
“Acreditamos que atrasar a adoção desse documento é inaceitável porque leva a novas vítimas entre a população civil.”
O centro russo para reconciliação síria levou duas toneladas de ajuda humanitária à cidade de Harasta, na província de Damasco, neste sábado.
No dia 22 de fevereiro, Rússia e Estados Unidos chegaram a um acordo para um cessar-fogo na Síria. O acordo entrou em vigor no dia 27 de fevereiro, mas não se aplica ao Daesh nem à Frente Nusra, grupos terroristas em ação no país.
O governo sírio interrompeu suas ações militares, e algumas forças de oposição se mostraram céticas quanto ao acordo, mas, de forma geral, aderiram ao cessar-fogo.