Os EUA começaram a usar dois aviões de combate OV-10 Bronco dos tempos da guerra do Vietnã na luta contra o grupo terrorista Daesh, segundo o canal televisivo CNN. Ambas as aeronaves têm quase 50 anos de idade.
Como parte da operação anti-Daesh, os aviões já realizaram 120 voos operacionais, de acordo com a porta-voz do Comando Central dos EUA, capitão Bryant Davis.
O experimento visa determinar se os aviões turbo-hélice mais lentos são mais eficazes nas operações contra as forças paramilitares do que os F-15 e F-35 avançados e caros que atualmente efetuam a maioria dos ataques aéreos dos EUA no Oriente Médio.
"Usar um F-35 para efetuar o apoio aéreo de proximidade contra os insurgentes seria semelhante a 'comprar um novo Rolls Royce para levar o lixo para a lixeira’”, disse ele.
Chris Harmer admitiu que os aviões antigos eram vulneráveis aos modernos mísseis antiaéreos do inimigo, mas garantiu que os OV-10 Bronco seriam "extremamente eficazes" em ambientes como o Iraque e o Afeganistão, onde os terroristas estão limitados no que tange às armas antiaéreas.