Antes de iniciar as conversações oficiais, e depois de colocar uma coroa de flores no memorial de Jose Marti — tradicional evento protocolar de líderes de países estrangeiros ao visitar a Ilha —, Obama pediu que os fotógrafos de sua equipe o fotografassem com o memorial de Che Guevara ao fundo.
O gigante relevo do ex-guerrilheiro sob a fachada de um prédio é uma obra do artista cubano Enrique Avila, com base na fotografia icônica de Che Guevara feita por Alberto Korda. A escultura é acompanhada pela frase mais famosa de Che: "Hasta la victoria siempre".
History in the making: Tour alongside @POTUS and the First Family as they walk the streets of Havana. #CubaVisit https://t.co/nqzIJW52Ls
— The White House (@WhiteHouse) 21 de março de 2016
A visita de Obama é a primeira visita de um presidente norte-americano em atividade em quase 90 anos. O próprio presidente dos EUA já classificou o evento como ‘histórico’.
Os líderes dos dois países, Barack Obama e Raúl Castro, anunciaram em 2014 o início das negociações para a normalização das relações bilaterais. Em julho de 2015, os países restabeleceram as relações diplomáticas, interrompidas há mais de 50 anos, após a Revolução Cubana. Em seguida, as partes assinaram uma série de acordos bilaterais, apesar do embargo econômico contra Cuba foi mantido. Além disso, as viagens à Cuba são autorizadas apenas para categorias específicas de cidadãos norte-americanos.