Dilma também elogiou a decisão do Ministro do STF Teori Zavascki, tomada na terça-feira, 22, de determinar que todos os processos que envolvam o ex-Presidente Lula, que estão na primeira instância, no Paraná, sejam enviados ao Supremo Tribunal Federal – inclusive os grampos telefônicos.
Segundo Dilma, a atitude do ministro foi muito importante, mas, ao ser questionada se o Governo comemorava a decisão, a presidente ressaltou que a palavra não é “comemorar”, pois todos os brasileiros devem ficar muito preocupados quando processos judiciais não são feitos dentro da lei.
“Eu considero a decisão do Ministro Teori importante, porque ela estabelece o primado da lei nas relações dos órgãos que investigam o Presidente Lula. Acho primeiro que foi um absurdo no sentido de que feriu a base do Estado Democrático de Direito e as garantias e direitos constitucionais da Presidência da República, ao vazar um diálogo com a presidenta da República. Nenhuma democracia moderna – países de exceção eu não estou discutindo –, mas democracia moderna não compactua com esse tipo de prática. Então, eu acredito que as decisões são importantes. Acho que a sociedade brasileira conquistou a duras penas, nesse processo que nos levou à construção do que nós temos hoje, que é um país com direitos de expressão, com liberdade de manifestação, com instituições sólidas. Respeitá-las, preservá-las é objetivo nosso.”