Um dos mísseis de curto alcance foi lançado perto da cidade norte-coreana de Wonsan.
“A Coreia do Norte lançou hoje às 17h40 (horário local), nos arredores de Wonsan, um míssil de curto alcance”, informou a Yonhap citando fontes militares.
Citando o Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreano, a Yonhap disse que o alvo do míssil fica no noroeste do país, na província de Ryanggang, um local bastante perto de fronteira chinesa. Wonsan fica a distancia de 7-80 km da zona de demarcação que divide a Coreia do Norte da Coreia do Sul.
O alvo do lançamento de treinamento não está claro, entretanto, é evidente que fica no terreno. Esta demonstração de força de Pyongyang queria provar que pode alvejar território do seu vizinho do Sul.
As Forças Armadas da Coreia do Sul, segundo a agência, seguem com muita cautela as atividades da Coreia do Norte no leste do país, preservando um alto nível de prontidão de combate.
A Rússia também condenou as provocações de Pyongyang, mas alertou para um possível isolamento completo do país, o que, além de prejudicar ainda mais a sua população civil, poderá fechar de vez a perspectiva da resolução político-diplomática do problema nuclear da península coreana.