“Hoje a agência Sputnik recebeu a notificação sobre o fechamento do seu recurso na Internet no domínio nacional na Letônia. Consideramos como infundadas e politicamente motivadas as acusações apresentadas em torno da violação da decisão do Conselho da União Europeia sobre as medidas restritivas, devido à ameaça à integridade territorial, soberania e independência da Ucrânia”, diz-se no comunicado divulgado pelo Departamento de Informações e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
“Tais passos das autoridades em relação à agência de notícias são mais um desafio aos valores europeus e liberdades democráticas. Apelamos ao representante da OSCE para os assuntos da liberdade da mídia, bem como às organizações internacionais específicas a darem uma avaliação de princípio a estas ações discriminatórias, que não são mais do que uma demonstração de censura aberta”, diz-se no comunicado.
Mais cedo, a Sputnik Letônia recebeu uma notificação oficial exigindo o fechamento do recurso no domínio.lv porque, alegadamente, viola o direito interno do país, bem como o europeu.
A Sputnik (sputniknews.com) é uma agência noticiosa e rádio, que tem centros de imprensa multimídia em dezenas de países. A Sputnik mantém sites em mais de 30 línguas, com radiodifusão analógica e digital, aplicativos para celulares e páginas em redes sociais. Notícias da Sputnik em inglês, espanhol, árabe e chinês estão disponíveis 24 horas por dia.