A bordo do avião Airbus 320 da companhia aérea Egyptair estão 81 passageiros. Segundo a mídia, a bordo da aeronave sequestrada estão oito cidadãos britânicos e dez norte-americanos.
O nome do sequestrador é Ibrahim Samaha, egípcio, diz a televisão egípcia.
"O Airbus A-320 que transportava 81 passageiros e seguia de Alexandria para o Cairo, foi sequestrado. De acordo com o piloto, Omar al-Gammal, um passageiro disse que tinha um cinto de explosivos e obrigou a tripulação a pousar em Larnaka", indica um comunicado do Ministério da Aviação Civil egípcia.
Segundo o portal de notícias libanês al-Balad, o desconhecido que sequestrou o avião ameaçou o piloto e passageiros que iria detonar um cinto de explosivos se as suas exigências não fossem cumpridas. O comandante da aeronave conseguiu comunicar aos controladores aéreos que o avião tinha sido sequestrado e ia seguir para Chipre. O sequestrador pediu ao piloto para voar a Istambul, mas o piloto recusou-se por causa da falta de combustível.
Our flight MS181 is officially hijacked. we'll publish an official statement now. #Egyptair
— EGYPTAIR (@EGYPTAIR) 29 марта 2016 г.
Segundo a emissora estatal de Chipre, o sequestrador permitiu aos passageiros egípcios sair do avião da Egyptair, cerca de 20 passageiros saíram do avião.
Mais tarde a companhia Egyptair notificou que o sequestrador está libertando todos os passageiros, excepto quatro estrangeiros e a tripulação.
"As negociações com o sequestrador resultaram na libertação de todos os passageiros, exceto a tripulação e quatro estrangeiros", escreveu a companhia aérea Egyptair no seu Twitter.
Negotiations with the kidnapped result in the release of all the passengers, except the crew and four foreigners.
— EGYPTAIR (@EGYPTAIR) 29 марта 2016 г.
#EgyptAir says the release of all passengers has been negotiated except for four 'foreigners' and the crew https://t.co/KxLum23wC3
— Sky News (@SkyNews) 29 марта 2016 г.
O Aeroporto Internacional de Larnaca, Chipre está fechado; todos os voos são redirecionados para a cidade de Paphos e para os países vizinhos.