Segundo revelou a Agência Brasil, muitos artistas se reuniram no museu para afirmar a sua posição política diante do cenário caótico do país.
Uma grande bandeira branca, com a mensagem Arte pela Democracia, foi pintada no local e deverá ser levada pelos presentes pela Avenida Paulista.
— Midia NINJA (@MidiaNINJA) 30 de março de 2016
O cantor Chico César, um dos primeiros a se apresentar no pequeno palco montado no local, denunciou a existência de um golpe em curso contra a presidenta Dilma Rousseff.
“A classe artística, a arte e a cultura trazem um elemento de subjetividade que é inerente a todas as pessoas que se vestem com camisas de quaisquer cores. Todos temos nossas subjetividades, nossas paixões. Esses elementos se unem. É importante ter uma visão dessa luta, que é de todos nós pela democracia. O perigo e o risco de um rompimento institucional agora é muito grande. Nossa democracia é jovem e todos temos de lutar pela manutenção dela”, disse Chico César em entrevista a jornalistas.
Entre alguns nomes da classe artística citados pela Agência Brasil, estiveram presentes no ato o ator Celso Frastechi e a atriz Juliana Gontijo. Frastechi convidou os artistas a se unirem pela democracia e condenou o golpe contra o atual governo. Gontijo, por sua, lembrou o caráter sombrio dos anos da ditadura militar no Brasil, alertando contra a possível volta de um cenário de restrição de liberdades e garantias civis no país.