O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, prometeu, neste sábado, que seu país continuaria buscando uma resolução pacífica para a disputa com a Armênia pela região de Nagorno-Karabakh.
“Continuaremos os esforços com objetivo de alcançar uma resolução pacífica para o conflito, mas a solução deve respeitar a integridade territorial do Azerbaijão”, disse o líder em uma cúpula de segurança nuclear.
As tensões entre Armênia e Azerbaijão por causa da área montanhosa controlada pela Armênia começaram depois que os dois países se acusaram de terem violado o cessar-fogo de 1994.
Em uma cúpula global em Washington, o presidente azerbaijano acusou a Armênia de estabelecer condições para “libertar” o que ele chamava de “território ocupado” e sugeriu que quatro resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre Nagorno-Karabakh estavam sendo observadas apenas no papel.
“Essas resoluções estipulam que as forçam armênias sejam imediata e incondicionalmente retiradas de nosso território. Entretanto, a ocupação de nossas terras continua há 20 anos”, declarou Aliyev.