Azerbaijão anuncia suspensão unilateral das ações militares em Karabakh

© Sputnik / Anton Denisov / Acessar o banco de imagensBaku
Baku - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Azerbaijão tomou a decisão unilateral de suspender todas as operações militares na região de Nagorno-Karabakh, disse neste domingo (7) o chefe do serviço de imprensa do Ministério da Defesa do país.

No sábado, a Armênia e o Azerbaijão registaram uma forte escalada da situação no enclave montanhoso arménio de Nagorno-Karabakh, com ambos os lados fazendo acusações mútuas de violar o cessar-fogo, em vigor desde 1994.

"Baseando-se no desejo de paz e tendo em conta os apelos de organizações internacionais, o Azerbaijão tomou a decisão de interromper unilateralmente as operações militares de resposta e procurará reforçar os territórios recém-liberados", disse Vagif Dyargahly à RIA Novosti.

Segundo o representante, “caso a Armênia continue as atividades provocatórias, a resposta da parte azeri será firme, e será tomada a decisão de reiniciar as operações ofensivas.

Mais cedo no domingo, o Ministério da Defesa do Azerbaijão tinha anunciado o bombardeio do lado armênio em toda a linha de contato durante a noite.

O conflito em Nagorno-Karabakh começou em 1988, quando a região autônoma buscou a separação da República Socialista Soviética do Azerbaijão antes de proclamar independência, após o colapso da União Soviética em 1991.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала