De acordo com o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o revezamento desse grande símbolo das Olimpíadas, desde o litoral até destinos do interior do Brasil, vai ser uma grande oportunidade para expor as belezas do país, o que terá um grande impacto sobre o turismo e a economia, já que o tour será acompanhado por toda a mídia internacional e pelas redes sociais.
“Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são uma oportunidade única de mostrar para o mundo não só o Rio de Janeiro, mas todo o Brasil e a sua imensa variedade de atrativos, desde os seus destinos mais conhecidos aos menos conhecidos. Essa chance começa com o revezamento da Tocha Olímpica, que vai percorrer cidades de todo o Brasil, sendo acompanhada pela mídia internacional”.
Segundo as autoridades, para tornar os municípios mais atrativos e receptivos para os turistas, foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões nos últimos anos em políticas públicas, como obras de pavimentação de estradas, sinalização que ajuda a orientar o visitante, restauração de prédios históricos, urbanização e saneamento de praias.
O Ministério do Turismo destaca ainda investimentos que foram feitos na qualificação da mão de obra para recepcionar os turistas nos hotéis, albergues, hostels, bares, restaurantes, quiosques e pontos turísticos do Rio e das cidades que receberão partidas de futebol olímpico: Manaus, Brasília, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.