Um grupo de biólogos americanos encontrou vida sob o fundo do oceano, informa o site do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Chicago.
A versão completa foi publicada no site da revista Nature.
Os cientistas descobriram uma comunidade de microrganismos que vive na crosta oceânica na zona oeste da encosta de Dorsal Mesoatlântico. Como revelaram os pesquisadores, estes micróbios são aeróbios (significa que precisam de oxigênio molecular livre para a síntese de energia). Também são heterogêneos e distinguem-se significativamente de todos os microrganismos encontrados anteriormente no fundo do oceano.
A crosta oceânica na zona oeste da encosta Dorsal Mesoatlântico é bastante jovem — tem cerca de 8 milhões anos de idade — e as correntes nesta zona são relativamente frias (cerca de 20 graus Celsius). Para comparar, a temperatura das fontes hidrotermais na área de Dorsal atinge a temperatura de 400 graus, indica o artigo.
"Em muitos casos, encontramos o mesmo grupo geral [da bactéria] na crosta terrestre no aquífero e no fundo do mar, mas várias espécies dentro do grupo," disse Huber (chefe de grupo dos pesquisadores do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Chicago). O que significa que há diferenças na potencial atividade dos microrganismos entre os dois sítios, por exemplo, a fixação de carbono no aquífero.