Corrupção terrorista: Pagar para sair do Daesh (ou não)

© AP Photo / AP Photo via militant website, FileMilitantes do Daesh
Militantes do Daesh - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os moradores de alguns bairros da província síria de Deir ez-Zor, controlados pelo Daesh, sofrem com o bloqueio pelos terroristas.

Os moradores ficam sob forte pressão moral. O assim chamado "emir" do Daesh em Deir ez-Zor está propagando seus sermões religiosos, ameaçando com punição corporal as pessoas que não querem cumpri-los.

A situação está agravada com as ações egoístas "dos especuladores da guerra", que, sob o pretexto de prestar assistência aos sírios satisfazem seus próprios interesses.

Muhammed at-Tellawy, morador da aldeia de província oriental de Deir ez-Zor contou à Sputnik sobre as dificuldades que ele teve que superar para escapar da opressão dos terroristas.

Eu só pude deixar a cidade de Deir ez-Zor depois de passar por grandes sofrimentos. O Daesh proíbe aos cidadãos sair da cidade de Deir ez-Zor e os arredores. Somente os enfermos têm a possibilidade de fugir. As pessoas doentes têm que preencher formulários para obter a permissão de ida. Ao sair da cidade eles estão acompanhados pelos militantes. O preço de tal procedimento é 200 dólares. Mas a autorização recebem somete os pacientes em estado grave”, disse Muhammed.

Bandeira nacional da Síria com foto de Bashar Assad, presidente do país, voando em um posto de controle do Exército sírio, na cidade de Douma, perto de Damasco, Síria, 15 de julho de 2018 - Sputnik Brasil
Daesh assassina 175 operários industriais capturados nos arredores de Damasco
At-Tellawy explicou que muitos pacientes morreram porque os militantes de Daesh não os deixaram sair da cidade. Ele conta que há muitos doentes com insuficiência renal e cardíaca que não conseguiram obter a permissão para receber a assistência médica em Damasco. Recentemente, depois de aumento da intensidade dos ataques aéreos da coalizão sobre as partes oriental e ocidental da província de Deir ez-Zor, muitas pessoas querem deixar essas áreas e mudar para o norte da Síria usando os serviços dos “intermediários” que ficam em contato com os membros do Daesh e podem vender a permissão de sair a “preço razoável”.

“Mesmo que eu tinha que pagar US$ 1.000 a um dos líderes do Daesh, Abu Hussein al-Iraqi, que me deu a permissão de sair. Com este documento os militantes me deixaram atravessar os postos de controle", disse Muhammed.

Além dos intermediários, existem também os contrabandistas que, por 400-500 dólares, transportam as pessoas clandestinamente. Este tipo de viagem é muito perigoso, porque o carro atravessa varias províncias fora da estrada, por campos que ainda estão minados. At-Tellawy falou sobre 10 civis de Deir ez-Zor que tentavam sair da cidade clandestinamente, mas o carro deu com uma mina.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала