As autoridades de Homs prepararam 48 ônibus para mais de dois mil cidadãos sírios, quais queriam voltar para casa nas cidades libertadas de Palmira e Al Qaryatayn, diz à RIA Novosti o funcionário da Câmara Municipal da Homs.
“A administração de cidade de Homs preparou 46 ônibus para a Palmira e dois para Al Qaryatayn, em geral foi planeado transportar para casa mais de dois mil dos cidadãos provisoriamente transferidos para Homs”, disse o interlocutor da agência.
No final de março as tropas sírias, apoiadas por milícias antiterroristas e pelas forças aeroespaciais russas, recapturaram a cidade histórica de Palmira, que estava sob o controle do Daesh (autodenominado Estado Islâmico) desde maio de 2015. Neste meio-tempo, os jihadistas destruíram uma série de templos e monumentos locais sob o ímpeto furioso do Islã radical contra outras tradições religiosas.
A cidade cristã de Al Qaryatayn foi o maior baluarte do Daesh na província de Homs. Antes, no início de abril, as forças sírias apoiadas pelas forças aeroespaciais russas tomaram sob controle a Al Qaryatayn, sem vítimas entre os militares e tropas irregulares.