Israel realizou dezenas de ataques na Síria para impedir o fortalecimento do Hezbollah

© AP Photo / Ariel SchalitSoldados israelenses monitoram a fronteira Israel–Síria.
Soldados israelenses monitoram a fronteira Israel–Síria. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reconheceu o fato dos militares israelenses terem realizado "dezenas de ataques" em território da Síria, com objetivo de impedir que os militantes do movimento Hezbollah, que combatem do lado do presidente Bashar Assad, recebessem armamentos.

Cidadãos libaneses empunham um cartaz com o retrato de Samir Kuntar durante a cerimónia de funerais do membro do Hezbollah, Beirute, Líbano, 21 de dezembro de 2015 - Sputnik Brasil
Assassinato de ativista do Hezbollah por Israel viola soberania da Síria
A imprensa internacional notificou de modo regular a participação israelense em bombardeios de armazéns, de comboios e outros alvos no país vizinho. Jerusalém, em geral, se abstinha de comentários, mas, todas as vezes quando a sua participação era mencionada, manifestava prontidão para usar força no caso da possibilidade dos grupos radicais de terem acesso aos sistemas balísticos, antimísseis ou armamentos químicos.

"Quando é preciso agir, nós agimos. Agimos tanto aqui, quanto além das fronteiras do nosso Estado, realizando dezenas de ataques, para impedir o acesso de Hezbollah aos armamentos capazes de romper o frágil equilíbrio de forças", disse Netanyahu, que visitou exercícios dos fuzileiros israelenses nas Colinas de Golã, nas proximidades da fronteira com a Síria. 

"Atuamos também em outras frentes de batalha, distantes e próximas, mas de forma pensada e equilibrada", citou as palavras de Netanyahu a sua assessoria de imprensa. 

Políticos e militares israelenses costumam afirmar que Hezbollah é, potencialmente, um dos principais inimigos na região. O movimento chiita libanês, apoiado por Irã, declarou guerra ao Israel em 2006. Nos últimos anos, porém, o foco do grupo tem se deslocado para os combates na Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала