Estação ExoMars chegará a órbita de Marte em outubro

© AP Photo / Centro de Voos Espaciais Goddard/NASASol e Marte
Sol e Marte - Sputnik Brasil
Nos siga no
O projeto conjunto para estudar o planeta vermelho avança com sucesso.

Espera-se que o aparelho espacial ExoMars, lançado por um foguete portador russo Proton-M, alcance a órbita marciana em 16 de outubro.

“A fase mais crítica, isto é, o lançamento e a colocação em órbita pelo Proton-M russo com o módulo de aceleração Briz-M, foi bem sucedida, e isto foi da responsabilidade da Roscosmos”, disse Komarov.

“Não tivemos quaisquer problemas, em comparação com os fracassos do foguete Proton, e isto incute otimismo”, precisou o chefe.

A Terra vista da Estação Espacial Internacional - Sputnik Brasil
Nos próximos 15 anos, a EEI terá módulos para turistas
O ExoMars-2016 e o ExoMars-2018 são projetos conjuntos da ESA e da Roscosmos. Durante a primeira missão orbital, o módulo Trace Gas Orbiter (TGO), com equipamento científico russo, estudará os compostos de gás na atmosfera e a redistribuição de gelo no solo de Marte.
Komarov notou que, apesar das sanções, a Rússia continua liderando o desenvolvimento  e a produção de motores espaciais.

“Nós estamos no primeiro lugar nos serviços de lançamento espacial: realizamos mais de 40% dos todos lançamentos mundiais”, afirmou Komarov.

“Mas temos outras áreas  na atividade cósmica em que trabalhamos: telecomunicações, sondagem à distância da Terra – e claro, os temas para estudar dos nossos parceiros”, concluiu o chefe da Roscosmos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала