Oposição interna da Síria insiste na participação de curdos nas negociações em Genebra

© AFP 2023 / LOUAI BESHARABandeiras da Síria na cidade de Madaya, em 14 de janeiro
Bandeiras da Síria na cidade de Madaya, em 14 de janeiro - Sputnik Brasil
Nos siga no
A oposição síria insiste na participação de curdos nas negociações em Genebra, informou à agência RIA Novosti a representante da Frente Democrática Nacional, Mais Krydee.

Militares curdos - Sputnik Brasil
Curdos não reconhecerão resultados de Genebra se seus interesses forem ignorados
“Nós, da oposição interna, desejamos que Salih Muslim Muhammad (líder do Partido de União Democrática, afiliado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão — PKK) esteja conosco, que venha para esta rodada de negociações, bem como para as próximas. Para que os curdos tenham o direito de dizer o que querem. Insistimos nisso. Que todos os grupos sírios participem das negociações”.

Nesta segunda-feira, Krydee se reuniu com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, para discutir os temas relacionados à solução política do conflito na Síria. 

“Discutimos a agenda da solução política. Falamos sobre um governo nacional… A nossa ideia, como antes, é a seguinte: o governo nacional deve ser composto por forças do governo atual e por representantes de todos os grupos de oposição”, disse Mais Krydee.

As negociações sírias em Genebra foram retomadas em 14 de março. Na ocasião, participaram das reuniões: a delegação do governo sírio, presidida pelo representante permanente da Síria na ONU, Bashar Jaafari; o Alto Comitê de Negociações, formado pela oposição síria em Riad; representantes do grupo de oposição, formado após reuniões em Cairo e Moscou; bem como a oposição interna síria, formada em Hmeymim. Os representantes dos curdos não foram convidados para as negociações. A próxima rodada de negociações em Genebra recomeça esta semana.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала