O vice-chefe da agência espacial da China, Wu Yanhua, disse à mídia que a China e a Índia estão avaliando a possibilidade de criação de um grupo de satélites do BRICS destinados ao sensoriamento remoto da Terra e a assegurar as telecomunicações em caso de catástrofes naturais.
Entre os países do BRICS, a Rússia é o país que tem a maior experiência de cooperação com a China bem como com a Índia. A unificação dos esforços permitirá solucionar problemas complexos de engenharia sem utilização de equipamento dos Estados Unidos, diminuindo assim a dependência tecnológica. Qualquer forma de dependência tecnológica dos Estados Unidos é uma fonte de riscos políticos e econômicos bastante sérios.
Entre os países do BRICS, a Rússia é o que tem maior experiência de cooperação com a China, bem como com a Índia. Entretanto, a China realizou um projeto conjunto com o Brasil de desenvolvimento de satélites de sensoriamento remoto da Terra. Todos os países do BRICS têm suas vantagens e desvantagens.
Os projetos de cooperação devem incluir não só os países do BRICS mas também outros países em desenvolvimento. O objetivo é avançar no sentido de programas mais complexos, como o lançamento de programas tripulados conjuntos e de pesquisas no espaço cósmico.