Mais de mil militantes largaram armas na província síria de Daraa, o cessar-fogo está sendo respeitado pelo exército sírio, bem como pelos grupos armados, disse aos jornalistas o vice-governador de Daraa.
O representante do centro russo de reconciliação na Síria, coronel Yuri Zraev, que esteve presente durante a entrega da ajuda humanitária, destacou que esta é muito importante.
“Parte do território da província é controlada pelos grupos armados ilegais, principalmente o Daesh e a Frente al-Nusra. Esta povoação fica na linha de frente, a 2 km das posições dos militantes. É uma ação bastante difícil, mas tentamos atingir este local e entregar a carga humanitária porque as pessoas têm problemas alimentares”, sublinhou Zraev.
“O processo é muito difícil, mas se compararmos com as estatísticas e os dados analíticos do mês passado, pode ser destacada uma tendência positiva, há progresso. Isso está principalmente relacionado com a vitória que as tropas governamentais atingiram em Palmira e outras recentes operações bem-sucedidas”, disse o oficial.
O militar disse também que, durante os cinco anos de guerra na Síria, o conflito esgotou não somente as forças civis, mas também os grupos armados ilegais. Segundo a ONU, a guerra no país já levou as vidas de mais de 220 mil pessoas.