A interação cultural ajuda organizar o entendimento melhor entre o Moscou e Washington, que seja tão insuficiente para ambas às países, disse na quarta-feira John Tefft.
“Por mais de dois séculos, os EUA e a Rússia estavam ligados pela cooperação mais variada. Nós tivemos tempos bons e tempos ruins, mas posso dizer que a história mostra que a cooperação dos Estados Unidos e a Rússia e a oposição conjunta de desafios ajudam resolver muitas questões”, disse Tefft durante uma apresentação na conferência cientifica “História e Herança da América Russa”.
De acordo com o embaixador, “para muitos americanos é uma surpresa ficar sabendo que os primeiros europeus que exploraram a parte norte do Pacifico foram russos”.
“E também que os negociantes russos, tempos há, fundaram a localidade de Fort Ross na Califórnia. Neste sentido, vocês, os cientistas, fazem um grande trabalho: ajudam a divulgar os conhecimentos e contar sobre esta herança, que ajuda desenvolver relações entre humanos” disse Tefft.
O diplomata menciona que a embaixada dos EUA na Rússia contribui para interação humanitária dos dois países.
“Nos envidamos esforços para centenas de russos anualmente obtiveram a possibilidade de participar nos nossos programas de intercâmbio profissional, incluindo o programa [de subsídios] de Fulbright”.