“A situação na Península da Coreia provoca um certo alarme. Pyongyang está ignorando as exigências do Conselho da Segurança da ONU e continua a agravar a situação realizando testes com armas nucleares.
Esperamos que o lado norte-coreano ouça a voz da razão, se abstenha dos novos passos irresponsáveis e perceba que as intenções de atingir o reconhecimento mundial através do estatuto nuclear do país são ilusórias ”-disse Lavrov em um encontro com funcionários do Ministério das Relações Exteriores da Mongólia.
Lavrov reiterou a posição da Rússia sobre o problema: a abdicação por parte da Coreia do Norte dos seus programas de mísseis balísticos e nucleares, o retorno ao discurso político, corresponde aos interesses de Pyongyang e cria as condições para que o país possa exercer o seu direito a desenvolver a energia nuclear para fins civis.
“Deve ser encontrada uma solução mutuamente aceitável no aspeto da criação de um mecanismo legal de estabelecimento e manutenção da paz e segurança na região nordeste da Ásia", sublinhou Lavrov.