- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Estudo confirma ligação entre Zika e microcefalia

© AFP 2023 / MARVIN RECINOSImagens do Aedes Aegypti capturadas em um laboratório do Ministério da Saúde de El Salvador
Imagens do Aedes Aegypti capturadas em um laboratório do Ministério da Saúde de El Salvador - Sputnik Brasil
Nos siga no
A agência de saúde do governo dos EUA chegou à conclusão de que o vírus da zika provoca microcefalia e outras más-formações severas em fetos. A informação foi divulgada por um relatório elaborado pela agência dos EUA, publicado na última quarta-feira (13) pela revista New England Journal of Medicine.

Mosquito - Sputnik Brasil
Zika chega a Cuba
Segundo o diretor do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC),  Tom Frieden, "não há dúvidas de que o Zika causa a microcefalia. Esse estudo marca um ponto de virada na epidemia de zika. Agora está claro que o vírus causa microcefalia". 

"Nós também estamos lançando mais estudos para determinar se as crianças com microcefalia nascidas de mães infectadas com o vírus zika são apenas a ponta do iceberg de uma série de outros danos ao cérebro e problemas de desenvolvimento", afirmou Frieden.

"Embora uma importante pergunta sobre a causalidade tenha sido respondida, muitas questões permanecem. Respondê-las será o foco das pesquisas em curso para melhorar os esforços de prevenção, que no fim das contas podem ajudar a reduzir os efeitos de infecções com o vírus da Zika durante a gravidez", acrescentou. 

Febre zika - Sputnik Brasil
Vírus zika: o que é e como lidar?
Ainda de acordo com a agência norte-americana, "as novas conclusões se dão depois que todos os critérios científicos necessários foram cumpridos para o anúncio oficial". 

O resultado da pesquisa da agência norte-americana confirma a suspeita já apontada anteriormente pelo Ministério da Saúde do Brasil, que contabilizou 1.113 casos de microcefalia em bebês no país. 

Mais de 3.800 casos adicionais estão sendo investigados pelo país. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала