“Mongólia é o nosso bom vizinho, um parceiro testado pelo tempo. Nós confirmamos o curso voltado para a construção de relações estratégicas” – disse Lavrov.
Nas suas palavras, a preparação de um programa para o desenvolvimento da parceria estratégica foi determinada pelos presidente dos dois países, durante um encontro em Ulan Bator, em setembro de 2014.
“Hoje nós cumprimos essa determinação, o programa foi assinado – um documento abrangente, cuja implementação bem-sucedida levará a nossa parceria até novas fronteiras” – destacou o ministro russo.
De acordo com o ministro, Rússia e Mongólia concordaram em coordenar os esforços em arenas internacionais como a ONU e a Organização para Cooperação de Xangai (SCO), bem como em reforçar o diálogo sobre a segurança na região.
“Nossos laços são complementados por uma interação trilateral no formato Rússia-Mongólia-China. Durante o encontro em Ufa, em julho de 2015, os líderes dos três países aprovaram um plano de cooperação trilateral, e agora o grupo de trabalho está finalizando a criação de um programa de corredor econômico Rússia-China-Mongólia, que será apresentado e aprovado na próxima reunião dos líderes desses três países, que deverá ocorrer às margens da cúpula da SCO, em julho, em Tashkent” – acrescentou o chanceler russo.
Segundo ele, o resultado do encontro desta quinta-feira confirmaram as intenções dos dois países para aprofundar sua cooperação de todas as áreas.