- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Banco do BRICS aprova investimentos de US$ 811 milhões em projetos de energias renováveis

© Gustavo Ferreira /AIG-MREPaulo Nogueira Batista Jr.
Paulo Nogueira Batista Jr. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) dos países BRICS aprovou o seu primeiro pacote de empréstimos, no valor de 811 milhões de dólares, para projetos de energias renováveis, segundo afirmaram autoridades da instituição por meio de comunicado.
Os projetos foram apresentados durante os encontros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial em Washington nesta semana. Segundo Paulo Nogueira Batista, vice-presidente do NBD, foi criada para o Brasil uma linha de crédito de 300 milhões de dólares (R$ 1,050 bilhão) para projetos no setor, que será operada pelo BNDES com os primeiros desembolsos ocorrendo ainda neste ano.

Com sede em Xangai (China), o Banco dos BRICS é um banco de desenvolvimento multilateral, operado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A instituição tem como meta promover a cooperação financeira e o desenvolvimento de mercados emergentes. Cada membro contribui com 20% do capital do banco, tendo direito ao mesmo poder de voto. Já no que diz respeito aos empréstimos, de acordo com Batista, não há cota por país, o financiamento depende da qualidade dos projetos apresentados.

Em entrevista à Sputnik em fevereiro, Batista já havia destacado que o "Novo Banco de Desenvolvimento é talvez um dos poucos bancos multilaterais que tem no DNA a questão da economia verde", e que a instituição sempre teria como ênfase trabalhar em prol da sustentabilidade.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала