Eles explicam que tinham visto um vídeo de Moscou, no qual escavadeiras destruíam prédios que “poluíam a vista da cidade”. Depois os cariocas destacam o problema das favelas, onde o crime e a violência estão crescendo e que foram “construídas sem autorização de ninguém”. Este problema, segundo eles, deve ser resolvido, até porque o Rio vai sediar os Jogos Olímpicos este ano. No final do vídeo, os ativistas exigem que Eduardo Paes siga o exemplo do “prefeito russo” – trata-se do prefeito moscovita Sergei Sobyanin.
O que foi feito em Moscou?
Na noite de 8 para 9 de fevereiro deste ano na capital da Rússia começou a demolição de prédios construídos ilegalmente. A decisão de liquidar 104 construções erguidas sem permissão ou com violação de normas urbanísticas foi tomada pelo governo de Moscou em dezembro de 2015. A desmontagem foi realizada perto de várias estações do metrô moscovita.
O chefe do departamento de comércio e serviços de Moscou, Aleksei Nemeryuk, declarou que no local dos edifícios destruídos serão organizados espaços públicos com bancos e canteiros de flores.