Maria Zakharova, na sua página de Facebook, comentou a opinião divulgada por parte do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, John Kirby, sobre as recentes eleições parlamentares na Síria. Citando as declarações de Kirby a diplomata sugeriu trocar a palavra “Síria” para “Ucrânia” no texto das declarações do seu colega americano:
“…Kirby declarou que é difícil imaginar comi podiam ser consideradas como dignas de confiança, honestas ou mesmo livres umas eleições quando ‘o povo está sofrendo ataques do seu próprio governo e tantos cidadãos não participam das eleições por ter sido obrigados a fugir do seu país, das suas casas, das suas comunidades’. Tudo certo. Só resta substituir a frase ‘eleições parlamentares na Síria em 2016’ para ‘eleições parlamentares e presidenciais na Ucrânia em 2014’”.
Mais cedo Kirby tinha afirmado que os EUA se negavam a aceitar as eleições legislativas que tinham lugar na Síria como “honestas e livres”.
Cerca de 3.500 candidatos concorriam aos 250 lugares no parlamento sírio.
A afluência às eleições superou as expectativas e o funcionamento das estações de voto em todo o país foi prorrogado até meia-noite.