Os lucros do grupo jihadista Daesh caíram cerca de 30% desde meados de 2015 porque os terroristas perderam territórios e sofreram muitos danos na sua infraestrutura na Síria, causados pela operação aérea da Rússia e os ataques da coalizão liderada pelos EUA.
De acordo com o relatório, metade dos lucros dos terroristas é resultado de impostos e da apreensão de propriedades e negócios, 43% são provenientes da produção de petróleo e seu contrabando.
A IHS nota que, nos últimos 15 meses, o Daesh perdeu 22% dos seus territórios devido à campanha aérea da Força Aeroespacial russa realizada na Síria ao pedido de Bashar Assad e aos ataques da coalizão liderada pelos EUA.
"Em meados de 2015, o lucro mensal total do Daesh era cerca de 80 milhões de dólares. Em março de 2016, este montante caiu para 56 milhões de dólares", escreve Ludivuci Carlino, analista chefe da IHS.
A produção de petróleo pelo grupo terrorista caiu de 33 mil para 21 mil barris por dia no mesmo período, destaca o relatório.
Ainda de acordo com este, o dano causado aos jihadistas pelos ataques aéreos forçou o grupo a introduzir uma série de novas taxas para compensar as perdas financeiras.