EUA: al-Qaeda foi criada com o dinheiro da Arábia Saudita

© AP Photo / Jacquelyn MartinBandeira da Arábia Saudita
Bandeira da Arábia Saudita - Sputnik Brasil
Nos siga no
O grupo da organização terrorista al-Qaeda foi criada com o dinheiro da Arábia Saudita, inclusive dos membros do governo. É o que afirma o assessor presidencial dos EUA para a segurança nacional, Ben Rhodes.

Membros da Al-Qaeda posam para foto com os rostos cobertos - Sputnik Brasil
Defesa avisa: Al-Qaeda ‘prepara ataques maiores’
"Não é que a política do Governo da Arábia Saudita foi de apoiar o al-Qaeda, mas houve um número grande de pessoas muito ricas na Arábia Saudita que fizeram doações, às vezes diretamente, a grupos extremistas", disse Rhodes.

Ao mesmo tempo, ele afirmou que, entre aqueles que financiaram os terroristas, estão ex-funcionários do governo saudita e seus familiares. “Durante todos estes anos, houve pouca atenção para onde ia o dinheiro do aparato estatal”, disse o assessor. 

O porta-voz da Casa Branca, Josh Ernest, comentou nesta segunda-feira (18) a ameaça do governo da Arábia Saudita de vender petróleo e prejudicar a economia dos EUA e dos mercados globais, caos o Congresso obrigue a Arábia Saudita de pagar uma compensação pelos ataques de 11 de setembro.

A Casa Branca manifestou ser contra a adoção de tais medidas. Segundo Ernest, a Arábia Saudita compreende a importância da manutenção da estabilidade do sistema financeiro. 


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала