Na véspera, por 367 votos a favor contra 137 e mais 7 abstenções e 2 ausências, a Câmara aprovou o encaminhamento ao Senado do pedido para instauração de processo de impeachment contra Dilma.
Quais poderão ser agora as chances de Dilma Rousseff no Senado Federal? Na avaliação de vários parlamentares da base aliada do Governo, a presidente foi vítima de traições durante a votação de domingo, e parlamentares que haviam prometido votar a favor do Governo (portanto, contra o impeachment) mudaram seu posicionamento e ficaram ao lado dos que aprovaram a instauração do processo. Estas traições poderão se repetir no Senado?
Ao falar com exclusividade à Sputnik Brasil, a Senadora Fátima Bezerra (PT-RN) diz ter visto a votação da Câmara “com um sentimento de tristeza mas também de muita indignação e perplexidade porque estamos diante de um processo de tamanha gravidade que deveria ser uma exceção na democracia, e de repente o que se está vendo é esse instrumento, que só deveria ser utilizado em casos excepcionais, sendo usado de forma leviana, irresponsável, ou seja, uma manobra por aqueles que perderam as eleições de 2014 e continuam insistindo na tese do chamado terceiro turno”.
A Senadora Fátima Bezerra informa que o Partido dos Trabalhadores vai reunir sua executiva na terça-feira, 19.
“A luta continua. O presidente nacional do PT conclamou não só os militantes e simpatizantes do partido mas todos os homens e mulheres comprometidos com a defesa da democracia em nosso país, para que se mantenham mobilizados porque a resistência em defesa da democracia e contra o golpe vai continuar.”