- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Dia do Índio: liderança pede política indigenista e universidade para índios brasileiros

© AFP 2023 / EVARISTO SÁIndígenas aguardam início de sessão dedicada às etnias brasileiras no Congresso, em 16 de abril de 2015.
Indígenas aguardam início de sessão dedicada às etnias brasileiras no Congresso, em 16 de abril de 2015. - Sputnik Brasil
Nos siga no
No Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira (19), o líder indígena Marcos Terena criticou, em entrevista à Agência Brasil, que as principais reivindicações dos povos indígenas ainda não se concretizaram, principalmente no que diz respeito à proposta de uma política indigenista forte, que lute pelas necessidades povos brasileiros.

Terena, que é membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do grupo de trabalho sobre identidade indígena do Ministério da Educação (MEC), destacou a necessidade de fortalecer a Fundação Nacional do Índio (Funai), bem como de criar uma universidade indígena de ponta, com a finalidade de preservar e aprimorar o conhecimento dos povos indígenas brasileiros.

“A gente consegue promover os próprios indígenas, promover grandes eventos, chamar o público, chamar as próprias autoridades do governo, mas a ação, a proposta de uma política indigenista forte, ela não acontece” – lamentou o líder.

Nesta terça-feira (19), a Funai aprovou os estudos de identificação e delimitação de quatro terras indígenas que ficam situadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Amazonas. Com a medida, a Funai reconhece a tradicionalidade da ocupação dos índios que vivem nessas áreas. Os estudos são o primeiro passo do processo de demarcação de uma terra indígena.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала