O símbolo olímpico agora vai fazer uma rápida passagem por toda a Grécia e, no dia 3 de maio, chega a Brasília, onde começa o revezamento por 300 cidades brasileiras, através das mãos de 12 mil carregadores que levarão o fogo olímpico por 22 mil quilômetros, até chegar ao Rio de Janeiro no dia 4 de agosto, véspera da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã.
Durante a cerimônia na Grécia, o bicampeão olímpico da seleção brasileira de vôlei masculino, Giovane Gáveo, que é gestor do vôlei no Comitê Rio 2016, foi o primeiro atleta brasileiro a carregar a tocha.
Momento em que o @giovanegavio recebeu a @chamaolimpica 🔥! #chamaolimpica @Rio2016https://t.co/DZPi0yqCk6
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) 21 de abril de 2016
Giovane agradeceu em suas redes sociais aos companheiros campeões da Seleção Brasileira de Vôlei pela oportunidade de representar o Brasil, e falou para o Comitê Rio 2016 sobre a honra de carregar a tocha olímpica.
“Muita alegria, muita emoção, momento mágico. Muito feliz de estar representando aqui todos os brasileiros, neste momento importante pra gente que vai começar o Tour da Tocha, e passar depois em várias cidades brasileiras, levando muitas mensagens de alegria, respeito e de união. Um sonho está se tornando realidade.”
A solenidade aconteceu em frente às ruínas do Tempo de Hera, na cidade grega de Olímpia, tendo ao redor atrizes como sacerdotisas. A atriz grega Katerina Lehou representou a alta sacerdotisa do templo e foi a responsável por acender a chama olímpica.
Presente no evento, o Presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso, falou com a Agência Brasil sobre o simbolismo da cerimônia que resgatou a história dos Jogos.
“O objetivo dele (do simbolismo) é permitir que ao percorrer o território com a chama, ao percorrer não só o território grego, propriamente dito, como vai fazer, a partir dessa semana, essa chama leve esse mesmo espírito e engaje o povo brasileiro cada vez mais na realização das competições.”
Já o Ministro do Esporte, Ricardo Leyser, ressaltou a importância da chegada da tocha olímpica ao Brasil em um momento de crise, onde se precisa de união e paz.
“A tocha é um dos símbolos mais importantes dos Jogos, simboliza a união dos povos, da paz, e ela vem ao Brasil em um momento muito importante para todos nós, em um momento em que a união é muito necessária, a paz é muito necessária, o respeito às diferenças.”
Os Jogos Olímpicos vão contar com cerca de 65 mil atletas de 206 países, que vão competir em 65 modalidades esportivas. Um novo lote de ingressos para a cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e também para as provas finais de atletismo acaba de ser disponibilizado pelo Comitê Rio 2016. Vale lembrar que os ingressos só são vendidos pelo site oficial: https://ingressos.rio2016.com.