A construção da primeira usina nuclear chinesa na região deverá ser completada até 2018 e colocada em funcionamento até 2019.
O chefe de gabinete da Diretoria Geral da China State Shipbuilding Corporation (CSSC), Liu Zhengguo, que é responsável pelo desenvolvimento e construção das usinas, disse numa entrevista recente ao Global Times que a CSSS está avançando com o trabalho.
“O desenvolvimento da usina nuclear se intensifica de forma sustentada. O número exato de usinas a serem construídas (pela CSSC) depende da demanda do mercado. A julgar pelos vários fatores… A demanda é bastante alta”- disse ele.
Anteriormente foi reportado que a China planeja construir pelo menos 20 usinas marítimas "no futuro".
Segundo o Global Times, as usinas “desempenharão um papel importante na estratégia do Mar do Sul da China a longo prazo”.
#China plans to build 20 floating #nuclear power stations to boost maritime construction https://t.co/htQilcXeJV pic.twitter.com/YZ7fO5oX5g
— People's Daily,China (@PDChina) 21 апреля 2016 г.
O jornal citou Lil Jie, um especialista chinês, confirmando que estas usinas deverão permitir o abastecimento energético dos faróis, aeroportos e portos na região.