Mais cedo, os Chefes de Gabinete da Coreia do Sul declararam, segundo a imprensa local, que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico de um submarino localizado na costa leste do país.
“Esta mais recente provocação, mais uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, ressalta a ameaça que a Coreia do Norte representa para a região e para a segurança internacional. Ao realizar este teste, a Coreia do Norte mostrou mais uma vez seu descaso com suas obrigações internacionais, e o Reino Unido vai trabalhar para obter uma resposta multilateral forte via ONU e UE”, disse Hammond.
No dia 14 de abril, a agência Yonhap, citando fontes militares e do governo, informou que a Coreia do Norte havia posicionado um ou dois mísseis balísticos Musudan, de médio alcance, em sua costa leste. No dia seguinte, os Chefes de Gabinete da Coreia do Sul afirmaram que o Norte havia tentado um lançamento, mas que a tentativa havia falhado.
No mês passado, a Coreia do Norte disparou cinco mísseis de curto alcance que caíram no Mar do Japão. O presidente sul-coreano, Park Geun-hye, pediu aos oficiais do país que estivessem preparados para impedir “provocações imprudentes” em potencial, vindas do Norte.