- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Dicionário Houaiss quer mudar conceito de família

© AFP 2023 / NELSON ALMEIDAUm casal se fotografa durante uma cerimônia de casamento múltiplo em setembro de 2015 em São Paulo
Um casal se fotografa durante uma cerimônia de casamento múltiplo em setembro de 2015 em São Paulo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Grande Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss anunciou que vai alterar o significado da palavra "família" na sua próxima edição. A ideia vem da agência NBS.

A agência NBS (cujo nome é uma sigla de No Bullshit, ou seja, "Sem Porcaria") colabora com Oi, Petrobras, O Boticário e outras empresas de renome, — além do Ministério do Esporte.

O projeto em questão se chama Todas As Famílias (com hashtag do mesmo nome). O objetivo é mudar o conceito tradicional, que define a família apenas como a união entre um homem e uma mulher.

Já segundo André Lima, sócio da NBS, esta definição precisa ser "atualizada". Lima disse isso em uma conversa reproduzida pelo jornal O Globo.

Presidente da Bielorrússia Aleksandr Lukashenko - Sputnik Brasil
Bielorrússia não vai desistir da família tradicional sob influência do Ocidente
Em setembro do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou o novo Estatuto da Família (PL 6583/13) que coloca as relações homoafetivas fora da questão no assunto da família.

O projeto conjunto da NBS e Insitituto Antônio Houaiss está baseado em reações colheitas nas redes sociais. "Tivemos a ideia de usar as vozes das pessoas, para que elas trouxessem seus olhares e mudassem o significado no dicionário", disse Lima, citado pelo Estado de São Paulo.

Há reações de casais homoafetivos de ambos os sexos, que defendem a iniciativa e querem mudança do conceito.

Mas há outras reações também de pessoas que afirmam que "O termo família não precisa ser redefinido. A família nuclear é base das demais formas e modelos de família".

Todas As Famílias começou no início de 2016 como uma página no Facebook para depois se transformar em um site.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала