O presidente dos EUA, Barack Obama, descartou a possibilidade de implantar tropas terrestres da coalizão liderada pelos EUA para derrubar o regime do presidente sírio, Bashar Assad.
"Seria um erro para os Estados Unidos ou para o Reino Unido <…> enviar tropas terrestres e derrubar o regime de Assad", disse Obama à BBC em uma entrevista publicada neste domingo (24).
Ele acrescentou que os terroristas do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia) que estão operando no país devastado pela guerra não seriam derrotados até o fim deste ano, mas a coligação poderia diminuir gradualmente a área da sua operação na Síria.
"[A coalizão vai continuar] atacando o Daesh em lugares como Raqqa e vai tentar isolar estas partes do país e bloquear aquelas que são usadas para passagem de militares estrangeiros para a Europa", prometeu o presidente americano.
A Síria está em guerra civil desde 2011, com as forças governamentais lutando contra as inúmeras fações de oposição, incluindo as forças "moderadas" apoiadas pelos países ocidentais e contra os grupos terroristas Daesh e Frente al-Nusra (ambos são proibidos na Rússia).