Em participação em um quadro do Domingão do Faustão, o artista, conhecido por seu posicionamento petista, criticou duramente o clima de ódio que se espalhou pelo país nos últimos meses, disse que não se arrepende do modo como reagiu à provocação feita por militantes contrários ao atual governo federal.
Belas palavras de José de Abreu. E ao vivo numa das emissoras mais ardilosas no golpe em curso. O Brasil precisa de tolerância. Bravo, Zé!!!
— Jandira Feghali (@jandira_feghali) 25 апреля 2016 г.
Segundo Zé, ele e sua mulher estavam jantando em um restaurante da capital paulista na última sexta-feira quando se tornaram alvo de um casal que também comia no local, sendo acusado inclusive de roubar o dinheiro do povo brasileiro, entre outras ofensas. Admitindo ter cuspido nos provocadores, o ator explicou que não conseguiu se controlar após passar a noite sendo insultado e ouvindo sua mulher ser insultada apenas por possuir uma visão política diferente.
"A atitude dele poderia ser evitada. Eu não poderia", afirmou José de Abreu ao falar sobre sua reação. "Eu não posso me arrepender de um ato que foi feito impensadamente".
"Foi uma reação impensada", diz Zé de Abreu no "Domingão do Faustão" sobre caso do cuspe https://t.co/PYQoi1IGZt pic.twitter.com/Exalk0OkxE
— Zero Hora (@zerohora) 25 апреля 2016 г.
Sobre a situação política em que o Brasil se encontra, o ator destacou a transparência do atual governo, afirmando que, hoje, a corrupção está sendo combatida realmente, e criticou o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, lembrando que muitos dos que irão se beneficiar com uma possível saída da chefe de Estado estão sendo investigados por uma série de irregularidades.
Mais um trecho do SAMBA do @ZehdeAbreu na cara dos golpistas! Sambou tanto que ganhou 😎 Thug Life! #NãoPassarãohttps://t.co/RFwWj5z5nU
— UNE (@uneoficial) 25 апреля 2016 г.
Nas redes sociais, internautas favoráveis e também contrários a José de Abreu seguem se manifestando sobre a postura do artista, cuja participação no programa da Rede Globo entrou para o trending topics do Twitter.
Se a metade da população apoia a Dilma, como disse o Zé Cuspe de Abreu, então o Brasil tem 400 milhões de habitantes
— Blog Olho na Mira (@BlogOlhoNaMira) 25 апреля 2016 г.
Zé de Abreu A república imoral que o PT tentou implantar no Brasil está com os dias contados https://t.co/7eBBDdCUX9 pic.twitter.com/2pOgujqRyp
— Muylaerte (@muylaerte) 25 апреля 2016 г.
Como a globo mantém em seus quadros um ator, como Zé de Abreu, q cospe em pessoas e ainda debocha.UM DESQUALIFICADO INESCRUPULOSO,VERGONHA!
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 24 апреля 2016 г.
Eu conheço o @zehdeabreu. Um gentleman. Pra ter feito o que fez - e eu apóio - façam uma idéia do que teve de ouvir.
— Edu Goldenberg (@edugoldenberg) 24 апреля 2016 г.
Zé de Abreu não amarelou. Foi o que é e nada é melhor que isso. Por Jari da Rocha - https://t.co/IbgPBl2LUY
— Julio Cotrin (@jcotrin) 25 апреля 2016 г.