Em entrevista exclusiva para a Sputnik, o publicitário e sócio diretor da agência NBS André Lima disse que a ideia da mudança surgiu após consternação da NBS em ver a simplificação da palavra no Estatuto da Família realizado pela Câmara em 2015, onde define que família é apenas a reunião de pai, mãe e filhos.
“Nós ficamos muito consternados com essa definição, porque ela é muito reducionista e ela não reflete o mundo que está à nossa volta. Nos bateu um certo constrangimento de ter essa como a definição oficial do Brasil para esse tema. Se a definição da Câmara era essa, nós podíamos tentar por um outro caminho, que é o dicionário”.
Segundo Lima, o dicionário é o reflexo da vida, pois reflete a língua, que é algo vivo. Desta forma, tem como permanente obrigação a sua atualização. E, pela sua respeitabilidade, o dicionário Houaiss seria perfeito para essa alteração.
O publicitário ressalta que o mais interessante do projeto é que a melhor definição para o verbete “família” vai ser construído a partir da opinião das próprias famílias brasileiras, através de um site criado pela agência.
“A coisa bonita desse projeto, é que não seremos nós que definiremos. No site estamos estimulando as pessoas a mandarem para lá as suas definições, e, depois que chegar a determinado volume, nós vamos fazer uma compilação das definições mais recorrentes e mais relevantes. E, só a partir daí, nós vamos ajudar ao Houaiss a fazer a verdadeira nova definição do verbete família, mais atualizada e mais condizente com o mundo em que vivemos”.
Qualquer pessoa pode contribuir. Para participar basta acessar o site: www.todasasfamilias.com.br.